5 de jun de 2014

Técnica NO POO - LOW POO

Desenvolvido especialmente para as cacheadas, pela cabeleireira inglesa Lorraine Massey

É baseado no livro que ela escreveu em 2001, chamado “Girl Curly” (Garotas cacheadas).

Neste livro, ela ensina o passo-a-passo do método, que se chama NO-LOW POO, e  significa “SEM ou POUCO SHAMPOO”, pois o método é baseado em NÃO utilizar de xampus, ou na POUCA utilização dos mesmos.

Apesar de ter sido criado exclusivamente para cabelos cacheados e crespos,  o NO-POO pode ser utilizado em cabelos ressecados, danificados por químicas, coloridos ou descoloridos, e até mesmo os cabelos normais podem ser beneficiados.

Em cabelos oleosos, não é muito adequado, pois esta técnica estimula um aumento da oleosidade natural. Porém, o LOW -POO, pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo.
E para aqueles que não conseguem, ou não querem  ficar sem usar xampus, e gostam de lavar os cabelos todos os dias, a opção é intercalar o NO-POO com o LOW-POO.
A técnica
Trata-se de uma técnica de lavagem dos cabelos que não utiliza xampu (No Poo) ou que o utiliza moderadamente e com formulações suaves (Low Poo), e mantém a hidratação dos fios com o condicionador e finalizador.

Os cabelos cacheados já são naturalmente ressecados e frágeis, então a remoção da barreira lipídica natural causaria mais dano ao invés de tratá-los, pois os outros produtos (condicionador, creme de tratamento e etc.) não conseguem repor com eficácia esse conteúdo lipídico natural. Sem muitos problemas nas raízes, pois é onde se produz o sebo que, infelizmente, não consegue chegar até as pontas dos cabelos com muitas curvas.
Diferente de cabelos lisos, finos e grossos, em que o óleo produzido na raiz rapidamente está em toda a extensão da fibra capilar. Nestes cabelos o xampu não faria tanto mal, pois o condicionador consegue repor o sebo removido durante a lavagem.


A diferença entre No e Low Poo é basicamente:

No Poo: corta-se totalmente o uso do sulfato, mas eliminando o uso do sulfato por completo é necessário que se elimine também todo o uso de todos os produtos insolúveis em água que grudam nos fios de cabelo e precisam do sulfato para sua retirada (silicones insolúveis, óleo mineral, parafina). O No Poo é uma rotina que precisa ser seguida à risca, se você eliminar o sulfato completamente e não eliminar os insolúveis o cabelo vai saturar, perder o brilho, se tornar pegajoso, com aspecto de sujo e sem volume. Para fazer o No poo há duas formas:1. Eliminando o xampu e no lugar deste colocar algumas receitas caseiras para limpeza dos fios ou2. Comprando produtos higienizadores que não contém o sulfato como surfactante.Quem faz o No Poo normalmente prefere a compra de detergentes capilares sem o sulfato, a limpeza proporcionada é a mesma, mas os danos são muito menores.

Low Poo: admite o uso do sulfato 'leve' esporadicamente, há vários tipos de sulfatos, e modernamente temos sulfatos mais leves à escolha. A cada 15 dias usa-se um produto com sulfato para retirar algum resíduo de substância insolúvel que foi utilizada, nos demais dias evita-se o uso do sulfato.Essa rotina é válida para aquelas pessoas que fazem uso de coloração nos fios com produtos que contém insolúveis, usam produtos como kits reconstrutores ou mesmo máscaras que podem possuir algum tipo de petrolato leve.Mesmo assim quem segue a Rotina Low Poo toma cuidado para não exagerar e não utiliza séruns ou produtos com muitos produtos insolúveis e não agregam nenhum benefício aos fios.

Xampu: evitar os que contenham Sodium Lauryl Sulfate (Lauril sulfato de sódio),Ammonium Laureth Sulfate (Lauil éter sulfato de amônio) e Sodium Laureth Sulfate(Lauril éter sulfato de sódio).Sugere o uso de produtos que contenham Disodium EDTA (EDTA dissódico), Citric Acid (ácido cítrico) ou extratos de plantas. Também é sugerido utilizar produtos que contenham Cocamidopropyl Betaine (Cocamidopropil betaína), Dodecyl Polyglucoside (Dodecilpoliglicosídeo).

Em seu livro, Lorraine dá dicas de como ter um cabelo cacheado bonito e saudável, se você seguir os 14 passos que ela propõe, e que são os seguintes:

Passo 1 – Use um anti-resíduos
Primeiro, você deve lavar os cabelos com um xampu anti-resíduos, para retirar todo o petrolato (óleo mineral, parafina líquida) e silicones insolúveis em água dos seus cabelos, pois a maioria dos produtos capilares comumente utilizados possuem esses componentes. Sendo assim, seu cabelo deve estar “impregnado” dos mesmos, e o xampu anti-resíduos é o único que consegue retirá-los dos fios.

Passo 2 – Apare as pontas
Apare as pontas do seu cabelo, para se livrar das pontas duplas ou danificadas.

Passo 3 – Abandone as escovas
Esqueça a escova, e comece a utilizar pentes de dentes largos, ou mesmo os dedos (quando o cabelo estiver molhado). Usando os dedos para desembaraçar os cabelos cacheados, irá ajudar a realçar os cachos.
Se assim ainda ficar difícil desembaraçar os cabelos, aplique maior quantidade  de condicionador. Desembarace os cabelos somente quando estiverem molhados, embaixo do chuveiro, com ajuda do condicionador. Nunca o faça enquanto seca, ou depois de secos, pois isso irá provocar mais frizz.
Mas se for muito difícil você ficar sem usar xampu, use xampus sem sulfatos, com cocamidopropyl betaíne no lugar dos sulfatos.
Você pode começar usando um leave-in ou creme sem enxágue para eliminar o frizz, e depois usar um gel para definir os cachos (mas que sejam silicone-free).
O método "plopping" serve pra você diminuir o tempo de secagem.
Faça assim: estenda uma toalha velha em uma superfície plana, e apoie seu cabelo no meio do pano. Toque o pano com sua cabeça, e puxe a parte de trás do pano sobre ela. Torça os lados até que eles formem uma "salsicha enrolada" e prenda na base do seu pescoço. Após 15 a 30 minutos, remova o pano.
*Se o seu cabelo for crespo, após fazer o plopping, aplique um pouco de gel.
A recuperação dos cabelos se dá a longo prazo, e poderá levar algumas semanas para eles se revitalizarem, afinal, os cabelos ficam com falta de umidade pelo uso contínuo dos xampus comuns.


Passo 4 – Esqueça os xampus
 A maioria dos xampus comuns contêm detergentes fortes que agridem muito os fios (sulfatos), e que são extremamente prejudiciais para cabelos encaracolados.

Passo 5 – Lave o cabelo com condicionador (Co-Wash)
(Co= condicionador; wash= lavar)
Massageie o couro cabeludo com condicionador  no lugar do xampu. Utilize as pontas dos dedos, e não as unhas. Esta fricção irá soltar a sujeira, os resíduos, e até caspa se houver. E  enxágue muito bem. Você poderá fazer o co-wash de 2 a 3 vezes na semana, ou até mesmo diariamente, se gostar.

Importante: Certifique-se de usar condicionadores sem petrolatos (óleo mineral) e sem silicones não solúveis em água.

Passo 6 – Desembarace os cabelos ainda no chuveiro
Depois de massagear o couro cabeludo com um condicionador (silicone free), chegou a hora de desembaraçar os fios. Faça isso de maneira suave, utilizando as mãos ou um pente de dentes largos. Sempre  comece a desembaraçando de dentro para fora. E pode deixar o condicionador agindo no cabelo por alguns minutos para hidratar.

Passo 7 – Enxague com água fria
Enxágue seu cabelo com água fria. Fazendo isto, diminuirá o frizz e adicionará brilho. Pode deixar um pouco de condicionador nas pontas, pois são as partes mais secas, e precisam de maior hidratação. Não penteie. Só deslize os dedos entre as mechas.

Passo 8 – Aplique um leave-in e um gel
Aplique o leave-in ou creme sem enxágue, enquanto seu cabelo está todo molhado. Esfregue o creme em suas mãos para emulsioná-lo, e depois aplique no seu cabelo mecha por mecha.

Passo 9 – Amasse os cabelos
Amasse seus cabelos suavemente, usando uma camiseta de malha, ou toalhas de papel, ou ainda uma toalha demicro-fibra, para tirar o excesso da umidade.

Passo 10 – Utilize o método “plopping”
(funciona melhor em cabelos de comprimento longo e encaracolados)

Passo 11 – Secar utilizando o difusor
Seque apenas cerca de 80 por cento do seu cabelo com secador, usando o difusor, para não frizzar.  E depois deixe o cabelo secar naturalmente. Não toque no seu cabelo enquanto estiver secando, também para evitar o frizz.

Passo 12 – Procurar por profissionais especializados em cachos
Caso queira aparar ou cortar o cabelo, procure um cabeleireiro com experiência em cortar cabelos cacheados, e leve seus próprios  produtos sem silicones e petrolatos, para caso ele não os tenha.

Passo 13 – Apare os cabelos a cada 4 ou 6 meses
Apare seu cabelo apenas a  cada quatro ou seis meses. Um corte de 1,2 cm é o bastante para se livrar de pontas duplas. Lembre-se, que cabelos cacheados se cortados molhados, quando secarem  ficarão bem mais curtos. Então peça para cortar os cabelos secos, pois assim você saberá o tamanho exato que eles ficarão.

Passo 14 – Seja paciente e persistente
Procure dar um tempo, para que seu cabelo se ajuste a essa rotina. Poderá levar até 6 semanas para os  cabelos se acostumarem ao xampu sem sulfato, podendo até parecer que estão pior no início.

Vale muito a pena experimentar!


Obrigada pela visita!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...