16 de jun de 2014

Vida sem alicate

Oi lindas....

Antes de querer adquirir esse novo hábito de “deixar as cutículas” é necessário ter bastante paciência! Principalmente quem sempre cortou as cutículas e a pele da região é grossa, tem cantinhos e pelinhas.
Se você já se convenceu que tirar as cutículas é bem prejudicial à saúde e as suas unhas e quer muito adquirir esse novo hábito.
Se sentir mais confortável em ir à uma manicure, peça a ela que apenas “limpe” o excesso de cutículas (aquelas pelinhas que levantam, cantinhos grossos e até mesmo uma cutícula que esteja um pouco trincada ou ressecada) O ideal é não mexer na estrutura das cutículas – nada de “tirar bem fundo”.
Caso você já tenha uma certa habilidade com suas próprias unhas, aconselho você fazer em casa mesmo pois você vai ter noção plena da estrutura das suas cutículas (que é diferente de pessoa para pessoa) e saber o que deve, ou não, cortar.
Bom, para o “Processo de Inicialização” você vai precisar de: 



- Amolecedor de cutículas 
Ele vem em um vidrinho de esmalte mesmo e você passa com o pincel. É ideal porque ele não é tão cremoso e, sendo mais líquido, a pele fica  mais úmida e amolecida muito mais rápido.
- Escovinha para unhas
 Aquelas escovinhas de unhas que você achava que só servia para limpar sujeirinhas.
- Palitinho de laranjeira ou espátula
Utilizar para limpar o esmalte no final e aí, ele já faz o contorno certinho que eu quero e se tiver algum “obstáculo”, ele avisa.
- Alicate para cutículas
Sim, é só saber usar. Escolha um bom e bem afiado. Se ele estiver “cego” vai estragar o processo e ainda te machucar
- Hidratante específico para cutículas
Cerinhas, óleos para outro uso etc, também servem.
- Creme hidratante para as mãos
Qualquer um que seja específico para as mãos.

PASSO 1 
Amolecer
Depois de tirar o esmalte e lixar as unhaspasse o amolecedor de cutículas em todas seus dedos. 
ATENÇÃO: É para besuntar mesmo, espalhar bastante, embaixo das unhas, nas cutículas…aplique o produto (não esfregue para que ele seja absorvido, ele precisa ficar na superfície mesmo) e aguarde por volta de 3 a 5 minutos.
PASSO 2
Esfoliar com a escovinha 
Depois dos minutinhos com o amolecedor, é a hora de esfoliar. Aposto que tem gente perguntando porque eu não uso um esfoliante, né?! É que ele não funciona nesse caso –  é a melhor para tirar o excesso de pele morta e deixar as cutículas limpinhas e bonitas. Toda a pelinha morta sai. Não tem segredo: pegue a escovinha e esfregue bastante e suavemente cada dedo. O segredo aqui é o tempo e não a força, esfregue por volta de 1 minuto cada dedo.

PASSO 3
Limpar e abrir o caminho das cutículas
Com o palitinho de laranjeira ou uma espátula, faça o contorno nas cutículas (bem suave) em forma de “U” várias vezes (como mostra a figura abaixo) de uma ponta da unha, até a outra. Eu gosto de usar o palitinho porque, como eu falei, se tem alguma coisinha no meio ali das cutículas, ele “trava” e avisa e então saberá o que deve tirar no próximo passo com o alicate. A ideia aqui é limpar mesmo o caminho das cutículas, deixar a voltinha delas bem feitinha com o contorno natural e bonito. Pode passar várias vezes e se “saltar” alguma coisa, não se preocupe que já vamos resolver isso.contorno-cuticulas
PASSO 4
Cortar o que está sobrando
Depois de fazer o contorno das cutículas, com o palito ou a espátula, é normal alguma pelinha “querer sair”. É simples. Sua pele ainda está úmida e levemente amolecida (o que é ideal para o corte! Por isso o amolecedor é melhor do que o potinho com água!) então, veja onde tem esse excesso que “pulou pra fora” depois de fazer o contorno, vá até lá com o alicate e dê um corte. Nada de cutucar, querer fazer a volta toda da cutícula com ele, nada disso. É só para “aparar as pontas” mesmo. Um picote e pronto. Parece que não vai dar certo, né? Mas acredita que dá!
PASSO 5 e 6
Hidratar e massagear 
Depois de tirar toda a pele morta e cortar o que estava sobrando essa é a hora que a pele mais vai gostar: a da hidratação. Quando decidimos parar de cortar as cutículas a palavra-chave para que o novo processo seja bem-sucedido é essa: hidratação. Não tem outro segredo. Quanto mais você hidratar, melhor sua pele vai ficar. Com isso, a tendência das cutículas recuarem cada dia mais, é maior. Usa o que tiver a seu alcance e hidrante bastante, passe o produto por toda a cutícula e também nas unhas.
E por fim, use seu creme hidratante para mãos de preferência até sua total absorção, massageando bem.
Daí vem a parte: pintar.
No começo, parece que as cutículas nunca vão ficar fininhas…mas a cada dia que passa, elas vão ficando quietas e no lugar pois a tendência é elas recuarem cada vez mais.

DICA: Vaselina liquida ajuda a afinar a cotícula. 
Depois do processo de inicialização, você deve hidratar todo dia, toda hora COM OU SEM esmalte. Mas NÃO fique sem hidratar. Faça sempre “o contorno” das cutículas com o produto da sua preferência. Tem que ter paciência! Mas também muita persistência! Com o passar do tempo você nem mais vai se lembrar como era tirar toda a cutícula e aquele trabalhão todo! Sempre que você sentir necessidade, é só fazer o processo de inicialização que tudo fica bonitinho. E, cada dia que passa ele vai ser menos necessário porque sua pele já terá chegado ao estado de regeneração total.


Obrigada pela visita
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...