20 de out de 2014

Bolinhas no esmalte?

As bolinhas são formadas pela força que o solvente tende a fazer contra o filme do esmalte ao evaporar (processo que proporciona a secagem). É muito comum acontecer as indesejáveis "bolinhas" quando: - a temperatura ambiente esta muito alta; - o esmalte é guardado em local quente; - a embalagem não está devidamente fechada, tornando o esmalte muito viscoso.

É isso mesmo, minha gente: bolinhas aparecem porque as mãos e a temperatura do corpo estão quentes!  E isso nem é fator totalmente ligado ao verão. Pode acontecer de dar bolinha no inverno também se você tiver a temperatura do seu corpo mais elevada mesmo, E não se preocupe se te acharem louca de estar com as mãos dentro do congelador ou segurando gelo...tudo vale pela boa cobertura do esmalte!
Outro segredo, muito importante: espere secar uma camada antes de passar outra. Não queira passar 300 camadas de esmalte, fechada numa sala sem vento, morrendo de calor...é bolinha na certa! Eu sempre faço assim e dá certo: mão fresquinha + camada fina de esmalte seco = acabamento lisinho.



E chega o verão, vem esse calor e  surgem as temidas bolinhas no esmalte! 
Tem coisa mais horrível do que você escolher um esmalte lindo e, quando ele tá secando, a coisa ficar realmente parecendo a superfície de um Chokito??
O fato é que milagre não existe, elas podem surgir e não adianta trancar ventiladores, se fechar na sala com nada de vento porque…elas vão aparecer!! Mas claro, elas podem ser evitadas.
  

Dicas: Esfrie-se antes de começar a esmaltação. Borrife spray secante ANTES de começar a passar esmalte, na ponta dos dedos, pulso e parte inferior as cutículas,.
Se não tiver spray secante em casa, vá até a geladeira e fique em pouco com as mão dentro do congelador ou mergulhe os dedos em agua com gelo.

 Passe uma camada, espere secar, assopre, abane ou compre um secador de .

Desse jeito, a evaporação do esmalte acontece de maneira correta (porque ele não tem obstáculo algum para passar, no caso, várias camadas) e fica sem bolinhas.


Obrigada pela visita!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...